Blog

Capital de Giro

Você já deve ter ouvido falar sobre capital de giro. Mas você sabe realmente o que é isso e qual a importância do capital de giro para uma empresa?

De maneira simples, é o capital necessário para que a empresa continue suas atividades adequadamente por um determinado período; uma espécie de reserva financeira que garante a continuidade dos negócios.

O capital de giro é essencial em diversos momentos: desde a fase de abertura da empresa, quando é necessário fazer diversos investimentos iniciais, ou em período de pagamentos de férias e de 13° salário aos empregados, que são momentos de grandes desembolsos por parte da empresa.

Quando uma empresa vende a prazo, enquanto não recebe este pagamento do cliente, precisa investir seu próprio capital para manter os negócios. Logo, quanto maior o prazo que se dá para os clientes pagarem, maior a necessidade de um bom capital de giro.

Outro ponto importante a se analisar é o prazo de pagamento de fornecedores. O ideal é conseguir alongar este prazo de pagamento de forma a ficar o mais próximo possível do prazo de recebimento de clientes. Assim, pode ficar mais fácil acertar as contas, sem necessidade de injetar mais crédito no negócio enquanto não recebe.

A principal forma de acumular capital de giro é poupar. Fazendo uma boa gestão financeira da empresa, é possível ir dedicando uma soma para essa finalidade todo mês, capitalizando-se para as situações de maior necessidade de capital.

Se criar o hábito de poupar é importante na vida pessoal, não é menos importante na vida corporativa.

Mas em caso de emergência, é possível contar com linhas de crédito empresarial específicas, oferecidas por bancos, financeiras e cooperativas de crédito. Neste caso, vale analisar bem as taxas, prazos e carências de cada instituição antes de tomar uma decisão. As opções que mais têm se destacado no mercado nos últimos tempos, devido às baixas taxas cobradas, são as cooperativas de crédito.

Fonte: www.coopesf.com.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Open chat
Posso ajudar?