Capital de Giro

Você já deve ter ouvido falar sobre capital de giro. Mas você sabe realmente o que é isso e qual a importância do capital de giro para uma empresa?

De maneira simples, é o capital necessário para que a empresa continue suas atividades adequadamente por um determinado período; uma espécie de reserva financeira que garante a continuidade dos negócios.

O capital de giro é essencial em diversos momentos: desde a fase de abertura da empresa, quando é necessário fazer diversos investimentos iniciais, ou em período de pagamentos de férias e de 13° salário aos empregados, que são momentos de grandes desembolsos por parte da empresa.

Quando uma empresa vende a prazo, enquanto não recebe este pagamento do cliente, precisa investir seu próprio capital para manter os negócios. Logo, quanto maior o prazo que se dá para os clientes pagarem, maior a necessidade de um bom capital de giro.

Outro ponto importante a se analisar é o prazo de pagamento de fornecedores. O ideal é conseguir alongar este prazo de pagamento de forma a ficar o mais próximo possível do prazo de recebimento de clientes. Assim, pode ficar mais fácil acertar as contas, sem necessidade de injetar mais crédito no negócio enquanto não recebe.

A principal forma de acumular capital de giro é poupar. Fazendo uma boa gestão financeira da empresa, é possível ir dedicando uma soma para essa finalidade todo mês, capitalizando-se para as situações de maior necessidade de capital.

Se criar o hábito de poupar é importante na vida pessoal, não é menos importante na vida corporativa.

Mas em caso de emergência, é possível contar com linhas de crédito empresarial específicas, oferecidas por bancos, financeiras e cooperativas de crédito. Neste caso, vale analisar bem as taxas, prazos e carências de cada instituição antes de tomar uma decisão. As opções que mais têm se destacado no mercado nos últimos tempos, devido às baixas taxas cobradas, são as cooperativas de crédito.

Fonte: www.coopesf.com.br

Últimas postagens:

Interrupção e suspensão do contrato de trabalho

Interrupção e suspensão do contrato de trabalho

Um dos recursos colocados à disposição das empresas durante a pandemia de Covid-19 foi a suspensão contratual Segundo o art. 442 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o contrato de trabalho “é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”. Em...

Posts relacionados:

Cuidados Ao Criar Uma Promoção

Cuidados Ao Criar Uma Promoção

O sonho de todo empreendedor é aumentar suas vendas e atrair novos clientes e uma boa maneira de efetuar isso é criar promoções que irão promover seu estabelecimento, serviços e produtos. Contudo alguns cuidados devem ser tomados para que sua estratégia de crescimento...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as dúvidas que tiver sobre a nossa empresa e nossos serviços.

(41) 3039-6557

R. Eng. Costa Barros, 1283 - Cajuru Curitiba - PR