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Pós venda

Um dos objetivos de sua empresa certamente é vender.

Mas conseguiu a venda e para por aí?

Não!

O pós-venda é muito importante, pois é um conjunto de medidas e estratégias que visam a auxiliar o consumidor nos momentos seguintes à compra.

Os principais objetivos do pós-venda são:

  • Ensinar o cliente a utilizar a solução estrategicamente;
  • Solucionar problemas do consumidor com os produtos ou serviços da empresa;
  • Construir um relacionamento com os clientes;
  • Fidelizar o público comprador;
  • Estimular novas compras;
  • Fortalecer a marca para os clientes em potencial.

É no pós-venda que os clientes interagem com a marca, indicam para outras pessoas, cria uma boa reputação para sua empresa e também é o momento em que eles se fidelizam.

É um bom momento também para entender quais são os desejos de seu cliente, onde investir e apostar. Evita situações problemáticas, melhorando, assim, sua capacidade de solução de conflitos.

Se torna uma ótima oportunidade para que você aumente a experiência e a satisfação do seu cliente com seu produto.

E como fazer um bom pós-venda?

Faça follow up

O follow-up é o acompanhamento do cliente, que se inicia no momento em que a compra é efetuada. Para tanto, uma alternativa interessante é enviar um e-mail o orientando sobre as melhores maneiras de utilização do produto que acabou de adquirir.

Faça pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação dos clientes é um dos melhores feedbacks que a sua empresa pode ter. Nela, você pode explorar questões como a qualidade do atendimento e do seu produto, os pontos altos e baixos do processo de vendas, o custo-benefício, entre outras coisas.

Cumpra com sua palavra

Essa etapa está associada à qualidade do que a sua empresa oferece. Por isso, certifique-se que o produto ou serviço entrega o prometido no momento da divulgação e da negociação.

Para a maioria das pessoas, a honestidade é um valor determinante para a confiança em uma marca. Nesse contexto, depois de efetuar uma compra, o cliente espera que tudo aconteça conforme planejado e esperado.

Envie conteúdos relevantes

Aqui, no momento do pós-venda, não é hora de atormentar o cliente com ofertas e propagandas!

Nesse instante, uma ótima alternativa para a sua empresa é investir em uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso nada mais é do que a produção de materiais educativos de qualidade, com o intuito de sanar dúvidas do cliente e tratar sobre assuntos relevantes para o público-alvo.

Entre em contato em datas especiais

A humanização das empresas também é uma característica valorizada pelo mercado consumidor. Em vista disso, outra excelente iniciativa é entrar em contato com os seus clientes em datas especiais.

Nesse ponto de vista, lembre-se que, acima de tudo, as pessoas que compram o seu produto ou serviço têm sentimentos e gostam de se sentir importantes.

Ofereça exclusividade

Muito além de um produto, mas, sim, uma experiência comercial. Isso é o que você deve ter em mente para aplicar a estratégia de oferecer vantagens exclusivas para os seus compradores.

Nesta etapa, estamos tratando apenas com aquelas pessoas que já são clientes da sua marca.

Pode oferecer descontos exclusivos, divulgação de lançamentos com prioridade, ofertas especiais, convites para coquetéis de lançamentos.

Capacite sua equipe

Ter um time de colaboradores alinhado com as expectativas dos consumidores e disposto a contribuir é fundamental para o sucesso do pós-venda. Por esse motivo, não tenha medo de investir em treinamentos e palestras para a sua equipe.

Concluindo, podemos perceber que o pós-venda é uma oportunidade real para encantar quem deu um voto de confiança a sua marca. Assim, investir nessa parte crucial da jornada de compra é garantia de vantagem competitiva e mais rendimentos para o seu negócio no futuro.

E, não se esqueça: a retenção de clientes é bem mais barata do que a captação de novos!

 

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