Blog

Como elaborar um plano de negócios

Planejar-se é um dos passos mais importantes para o empreendedor e pode definir o sucesso de sua empresa ou projeto

Toda empresa ao abrir necessita de um plano de negócios, que nada mais é do que a descrição do empreendimento, bem como todas as etapas: financeiro, estrutural, comunicação e marketing, entre outras.

É uma forma de traçar estratégias que irão te nortear para a abertura e a vida de sua empresa.

Além disso, ajuda na melhor comunicação entre sócios, auxilia na escolha das melhores estratégias para expansão e organização e é importante na captação de novos recursos.

Leve o plano de negócios a sério, ele é um documento. A seguir damos algumas dicas de como elaborar um plano de negócios:

Sumário executivo

Nessa etapa você detalhará como será sua empresa, quem são os sócios, qual sua área de atuação e qual seu foco de mercado.

No sumário executivo você também especifica a missão, visão e valores de sua empresa, e ainda registra como fará e qual será sua fonte de recursos, qual será o capital inicial de investimento, além de questões jurídicas e tributárias.

Análise de mercado

Já nessa etapa, você pesquisará e especificará como será o seu mercado de atuação, quem serão seus clientes (aqui você definirá seu público alvo ou sua persona), quem serão seus fornecedores e quais são seus concorrentes.

Plano de Marketing

Aqui você definirá qual o preço de venda, estratégias de divulgação e de vendas, especificará quais serão seus produtos e serviços.

Você também deverá pensar em qual é o local do seu empreendimento/da sua venda (físico, virtual), além de definir qual será sua estrutura de venda.

 Plano Operacional

Essa etapa é a parte funcional de seu empreendimento. Onde será localizado, qual a estrutura física, qual a capacidade de produção e distribuição, quais são os processos para a realização de seu produto ou serviço e quais setores (recursos) sua empresa necessita, mm setores, pense como: marketing, produção, recursos humanos, financeiro…

Planejamento financeiro

Uma das etapas do seu plano de negócio é descrever qual seu investimento inicial, quais serão suas estimativas de lucros e ganhos, qual o custo da sua matéria prima, custo com mão de obra, custo com contas básicas, prazo de retorno de investimento e tudo mais que envolva a questão financeira.

Além de todas essas etapas, faça simulações de cenários diferentes, mercados diferentes e se prepare para que tenha menos gastos e otimize seu tempo!

Aproveite para fazer também uma análise de forças e fraquezas de sua empresa.

Dê atenção e importância para todas as etapas e se preciso, revise seu plano!

Se tiver alguma dúvida, conte conosco!

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Open chat
Posso ajudar?