Lucratividade e Rentabilidade – Principais Diferenças

LUCRATIVIDADE

A lucratividade é um indicador utilizado para apontar o ganho de uma empresa em relação à atividade que ela desenvolve. Ela aponta se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e as despesas e ainda gerar lucro.

A lucratividade de um empreendimento é apurada em valor percentual, em um cálculo que considera o lucro líquido (lucro após dedução de custos e despesas) e a receita bruta (valor das vendas) do empreendimento. Esta é a fórmula utilizada para o cálculo de lucratividade:

Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

RENTABILIDADE

Da mesma forma que o indicador de lucratividade, o índice de rentabilidade se baseia no lucro líquido e tem seu resultado em valor percentual. A diferença é que ele serve para medir o retorno que um investimento pode proporcionar ao negócio.

O cálculo de rentabilidade é realizado desta maneira:

Rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100

CONCLUINDO

Enquanto a lucratividade relaciona o lucro líquido com a receita total do negócio, a rentabilidade associa o mesmo lucro ao valor investido no empreendimento.

A lucratividade e lucratividade representam a principal fonte de referência e controle da solvência do negócio, sendo utilizadas para conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções e adaptar-se às novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura.

O estudo da rentabilidade e da lucratividade do negócio e dos resultados financeiros de determinado período é extremamente importante para que se possa avaliar o desempenho da empresa e seu grau de eficiência, tendo em vista a comparação entre os resultados esperados e os reais.

E no seu empreendimento, como andam esses dois indicadores e o que você tem feito para otimizá-los?

Últimas postagens:

Interrupção e suspensão do contrato de trabalho

Interrupção e suspensão do contrato de trabalho

Um dos recursos colocados à disposição das empresas durante a pandemia de Covid-19 foi a suspensão contratual Segundo o art. 442 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o contrato de trabalho “é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”. Em...

Posts relacionados:

Cuidados Ao Criar Uma Promoção

Cuidados Ao Criar Uma Promoção

O sonho de todo empreendedor é aumentar suas vendas e atrair novos clientes e uma boa maneira de efetuar isso é criar promoções que irão promover seu estabelecimento, serviços e produtos. Contudo alguns cuidados devem ser tomados para que sua estratégia de crescimento...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as dúvidas que tiver sobre a nossa empresa e nossos serviços.

(41) 3039-6557

R. Eng. Costa Barros, 1283 - Cajuru Curitiba - PR