Blog

Como declarar imóvel financiado

Todo imóvel é considerado um bem e, por isso, deve ser declarado à Receita Federal.

São informações opcionais, mas que você deve preencher, porque no cruzamento de dados o Leão pode entender que você está omitindo bens e aí, caiu na malha fina!

Com o endereço, área, matrícula, em qual cartório foi feito o registro do bem, Inscrição Municipal, que você encontra no seu carnê do IPTU, e data de aquisição em mãos, encontre o código específico do bem na ficha.

Vai ter uma listagem a ser escolhida com tipos de imóveis. Por exemplo, o tipo de imóvel “Apartamento” usa o “código 11”. Se for “Casa”, “12”, “Terreno”, “13”, e assim por diante.

Se o imóvel não estiver registrado no Cartório de Registro de Imóveis e você possuir algum registro de identificação do bem, aí também é preciso preencher o campo “Registro”, detalhando em “Discriminação”. Esse campo desaparece automaticamente quando você responde “Sim” para a opção de o imóvel estar registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

Se você tiver uma casa, informe a área total do terreno, independentemente da área construída, em m² ou hectares.

Já se você tiver um apartamento com a garagem individualizada no IPTU, quer dizer, você recebe um IPTU do apartamento e um IPTU da garagem, deve declarar a área normalmente, somando a área da garagem à área do apartamento, também em m² ou hectares.

Você deve declarar, no valor do imóvel, apenas o que já quitou do financiamento até 31 de dezembro de 2019. Esse saldo você consegue com o próprio banco com o qual realizou o financiamento.

Mas preste atenção: você deve declarar o valor pago na ficha “Bens e Direitos” e também deixar bem claro o que ainda deve do financiamento e o que já pagou no campo “Discriminação”. Feito isso, você não precisa preencher dados do financiamento no campo “Dívidas e Ônus Reais”.

Se precisar de ajuda para elaborar sua declaração de imposto de renda, entre em contato conosco.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Open chat
Posso ajudar?