Atendimento:

08:00 - 18:00

Ligue:

(41) 3039-6557

Abertura de empresa em Curitiba

MEI, ME, EPP ou LTDA: saiba como fazer a abertura da sua empresa em Curitiba através desses meios

Geralmente, o primeiro contato da contabilidade com o cliente é na abertura da empresa, seja assessorando ou até mesmo para ser o consumador da abertura.

Pensando nisso, para dinamizar esse processo inicial, segue neste artigo algumas informações que você precisa saber para realizar a abertura da sua empresa em Curitiba.

Inicialmente, o empreendedor precisa entender que são, basicamente, quatro tipo de empresa: MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa), EPP (empresa de pequeno porte) e LTDA (limitada). Contudo, para facilitar o processo de entendimento, vamos agregar o ME com o EPP, pois os processos são bastante parecidos. Sendo assim, a subdivisão fica em três opção de Razão Social para a abertura da sua empresa.ME/EPP

Como escrevemos no início do texto, vamos diluir em dois essa modalidade, já que elas possuem processos parecidos na abertura da empresa em Curitiba.

Diferentemente do MEI, o ganho ultrapassa 60.000 reais anuais e podem chegar em até 3,6 milhões. Outra diferença em relação ao microempreendedor individual, é a possibilidade de contratação de funcionários através deste sistema.

Mas, como diria o sábio: “Grandes poderes requerem grandes responsabilidades”, por isso a abertura do ME requer obrigatoriamente da assessoria de um contador para a parte financeira.

A documentação para abertura da empresa pelos sistemas ME e EPP são iguais as do MEI: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de residência do estabelecimento (caso seja diferente da sua residência pessoal), última declaração do imposto de renda, atividades que a empresa irá exercer e nome fantasia.

A diferença vem a partir daí, pois o empreendedor precisará fazer o download do requerimento empresarial da junta comercial de Curitiba, preencher, checar as informações, transmitir essas informações para a junta de Curitiba. Caso sistema de Curitiba for integrado com o sistema da Receita Federal, você precisará do 3.6 da Receitanet e preencher o DBE igualmente ao requerimento do empresário, o que demora cerca de dois dias para envio. Assim que for enviado, confira a assinatura do empresário antes de levar as documentações aos órgãos de Curitiba.

Compartilhe:

X
Olá, Seja Bem vindo, em que posso te ajudar?